Sentido V (Proteção)




Tão ásperas estão as suas mãos. Calejadas pelo tempo e não pelo esforço. Ao olhá-las, pensa que deveriam ter ficado mais tempo no barro, onde bolinhas de diversos tamanhos eram feitas para a diversão do pequeno escultor e suas criações. Cerra os olhos e passa as mãos em seu rosto e sente o ondular da pele fabricada pelo tempo. Foram com elas, as mãos, que pôde perceber a maciez da pele da mulher amada.

São as mãos, através de seus dígitos, que mandam para o cérebro as informações adquiridas e, assim, o cuidado com o quente, a percepção do liso e do áspero, o temor do pontiagudo. Descobre-se, com elas, a infinita escala de textura; Qual a criança que nunca andou na calçada com seus dedos alisando e identificando as diferentes texturas dos muros alheios? É com o toque que a criança começa a conhecer seu corpo, entender a existência dos seus órgãos genitais. São as mãos as substitutas dos olhos. Sãos as mãos o veredicto final na incerteza do olhar. Tatear no escuro à procura do interruptor; afagar, acariciar... como é importante esse sentido, como é importante tocar e, na maioria das vezes, não damos importância a ele.

Quem já não dormiu com as mãos de alguém afagando seus cabelos? Quem não se arrepiou com o toque suave de alguém em sua pele?

Corpúsculos, discos, tudo interligado em seu corpo, onde a dor, o frio, o calor, a pressão, são percebidos de imediato. Tato - o protetor do corpo. Irracional, puramente instintivo. Mas sem ele, literalmente, não poderíamos existir.

Paulo Francisco

3 comentários:

  1. Heheheeeeeeeeeeeeee...
    Pensastes que eu não iria aparecer mais,não é?????
    Puro engano teu...
    Jamais deixaria de vir aqui,ainda mais nesse dia tão especial...MEU DIA...
    Pára,né???
    Então tu não sabes que eu sou a NAMORADINHA DO BRASIL e agora também a NAMORADINHA DO MUNDO(dazoropas,dazaméricas,dozóinhos puxados,etc e tal)???
    Viu como tu és importante?
    Com todo mundo aos meus pés,venho aqui só pra te ver e dizer que voltei para ficar!
    Feliz,né???
    Eu sei...porque também estou e esperançosa de poder continuar no teu coração.
    Já me vou porque estou indo,mas não te desesperes...
    Logo,logo me volto pra tu...
    Beijão estupidamente demorado,desses para matar a saudade de vez!!!!

    CristaCristalCristalina - a famosa 3C ...ksksksksksks -

    PS:Não fiques triste,mas vou postar esse meu bilhetinho para cada um da minha legião de fãs,senão não dou conta de te paparicar mais tarde...sei que vais TENTAR me compreender...OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  2. perfeito para alfabetização de nossas(os) jovens vou sugerir

    ResponderExcluir
  3. Uma análise relevante para a percepção do que nos rodeia ou se nos desvenda. O conhecimento das Almas através do tactear o desconhecido, como se o desconhecido fosse algo de Divino.
    Belo.

    Abraços


    SOL

    ResponderExcluir