Empatia II


Resultado de imagem para girassol gif




Sabe aquele sorriso que estampa a nossa cara e mesmo depois de algum tempo continua dentro da gente? Pois é, hoje fui tatuado por um desses. De quando em vez, fico contente com algo que não aconteceu diretamente comigo, mas que me faz sentir como se acontecera. Liguei o celular e lá estava o recado de uma amiga de tanto tempo dizendo estar de férias em algum lugar da Europa. Abri um sorriso como se eu estivesse com o passaporte nas mãos. Ela mais que merece viajar por aí. Passarinho gosta mesmo é de voar.

Estava do lado de fora do restaurante, quando encontro uma amiga de longa data. Estava indo para um almoço com sua filha e seu ex. Nos abraçamos e conversamos por uns minutinhos. Pronto! Sorriso na cara a tarde toda. Ela sempre me fez bem. E fico mais contente ainda quando ela está em paz com a vida. Senti leveza em seu sorriso.

Toda vez que visito Valéria, nos divertimos muito. Conversamos de tudo. Sem censura. Amigos de verdade não têm frescura. Com ela, consigo escancarar meu coração. A nossa amizade é transcendental. A nossa história é para sempre.  Com ela não tem somente sorriso estampado na cara. Tem gargalhadas na alma. Aliás, preciso vê-la com urgência. Estamos com a mesma enfermidade – estamos nos recuperando dos pés quebrados. Amigos até mesmo nas fraturas. Eita amizade grande!

Para os amigos não tem segredo, tem respeito. O Marcos tem a chave da minha casa. Camarada amigo que nunca me deixou ficar na pior. Quando a depressão dava as caras, ele sempre aparecia para levantar-me. Não era fácil, mas sempre conseguia colocar um sorriso na minha cara. Amizade que cura.

Ultimamente, eu andava carrancudo. Puto da vida com alguns colegas que estavam me ¨acusando¨ de uma coisa que não fiz. E o pior de tudo é que não tinha como provar que estavam errados. Somente uma pessoa poderia falar a verdade. Acabar com todo aquele constrangimento. Mas quando tentei indagá-la, ela me disse que também achava a mesma coisa. Fiquei confuso e mais carrancudo. Céu nublado deixa os olhos embaçados. Os meus, ficaram no escuro.

Hoje, depois de algumas semanas do ocorrido, fui tatuado com aquele sorriso largo na cara. Quando vi o arranjo de flor enfeitando novamente a sala dela, achei que a ¨brincadeira¨ voltaria. Saí daquele lugar o mais rápido possível, não dando oportunidade para as insinuações dos maldosos. Fico com medo da minha reação. Também sei ser arenoso. Areia não só  pode se transformar em colchão mas também pode virar movediça.

Havia alguma coisa que eu perdera no meio do caminho; que estava me perturbando: Por que estavam achando que eu era o florista? Ao chegar em casa, mandei uma mensagem perguntando se estava namorando. Quando ela me respondeu que sim, um sorriso enfeitou minha cara.  Consegui até sentir o cheiro da flor. Sempre acreditei que a nossa amizade era grande e colorida e que um presente florido não colocaria tudo a perder. E não seria insinuação maldosa que nos abalaria. Brincadeira tem hora, amizade não.

Sabendo da verdade, posso agora dá o troco na mesma moeda. Vou deixar que pensem que sou eu o florista. Ficarei calado. Possivelmente, ela não quer que eles saibam a verdade: o nome da pessoa amada. Gosto dessas coisas secretas. Acho que ela também. A manhã foi feita para tirar as roupas da noite de ontem.

O que ainda está me deixando intrigado é o fato dela ter me dito que também pensou que fosse eu quem mandou as flores.

Quer saber, o que importa mesmo é esse sorriso estampado na minha cara. Gosto de ver os meus amigos felizes. Gosto mais ainda quando os seus sorrisos amorosos me contaminam com esse vírus do bem.

Bora ser feliz?!


10 comentários:

  1. texto doido, confuso...Mas talvez seja assim mesmo que eu queira interpretar. Te desejo sucesso e um pouco mais de loucuras. rs

    ResponderExcluir
  2. Tantos sorrisos em diversas situações mas o que importa é ser feliz e para isso basta voltar a sorrir; Gostei do texto bastante otimista
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Bora lá ... não é pra qualquer um !!
    _ ser feliz é só para quem tem amigos como os descritos aqui.
    Ah os amigos !
    Podemos dispensá-los e traze-los sem que se interrompa nada.
    É eterno o amor nas amizades.
    Aqui também as amizades costumam ser assim:
    _ficamos tempo sem conversar,sem escrever,sem saber por onde andam e de repente um poema uma for um texto bom e sentimos a amizade ali,arejada,sincera,invisível e feliz!
    Te admirando Francisco, de longe.Perfeitinho!

    ResponderExcluir
  4. Incrivelmente lindo! Adoooooro os jogos de palavra que faz e o novo significado que traz a algumas delas. Pronto, analisei. kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Como já falei várias vezes,você brinca com as palavras.
    Confesso que viajo ao ler tudo que escreve.
    É simplesmente maravilhoso!!
    Bom dia bjs.

    ResponderExcluir
  6. Amei seu texto!
    Uma beleza simples e clara.
    Fácil de ler, doce e profunda ao mesmo tempo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Pode passar o tempo que for, os sentimentos de carinho e de amor que encontraram na alma e no coração permanecem naqueles que deram e receberam. Quanto Amor fraterno há nesse texto. Quantas saudades, segredos, sentimentos de afeto. As lembranças de momentos passados se tatuam na pele do coração e de lá não saem mais. Isso porque foram inscritos com a alma, com sorrisos. Eles são eternos e ressurgem quando o pensamento ou os momentos de encontro chegam de repente. Você tem um talento extraordinário em transpor para os textos seus momentos de alegria e amor. Parabéns. bks.

    ResponderExcluir