Coisas de Maria

 


Sentado na varanda da minha casa, ouvindo minhas músicas preferidas; esperando o ocaso chegar. Abro o pacote enviado por uma amiga querida que logo vai viajar.  Dentro da caixa tinha um terço de madeira, tinha um galo português, tinha um par de canecas, tinha um caderno para anotações, tinha um pote de aniz estrelado, se não estou enganado tinha uma mandala para pôr na parede.

Ela vai pra Portugal, Espanha e Itália. Diz que não sabe quando volta, vai ficar pra mais de mês. Maria não vai com as outras. Maria faz o que dá na telha. Um dia está no Rio, noutro em Sampa, de repente em Curitiba ou em qualquer outro lugar.

Um dia desses liguei pra ela. Estava ocupadíssima. Disse-me que estava destralhando, separando algumas coisas para doação. Perguntou se eu queria a sua coleção de filmes e outras ¨cositas más.¨ Ri com o tamanho desapego.

Ah! Já estava me esquecendo. Dentro da caixa tinha uma poesia minha:

 
¨Sentimento
Lá em baixo tem uma luz
luz diferente
não é amarela nem é azul
lá, lá longe...
tem um brilho
azul, não é
amarelo, também não
lá... Debaixo das nuvens
tem o aconchego de um amor
uma cantiga
mãos que afagam
boca que beija
corpo que esquenta
lá longe, muito longe...
tem alguém
que gosta dos astros
que gosta de sexo
que gosta de rir
lá... não muito longe...
tem o que quero
a certeza
a melodia
o dia
a noite
lá, somente lá
estão os meus desejos.¨

Pelo visto, ela não desapegou dos meus textos. Que bom. Mas quando isso acontecer. Vou entender. Isso é coisa de Maria!

 

 

 

3 comentários:

  1. Ah! Paulo e suas Marias, base de alguns de seus textos incríveis. Mas com certeza uma delas tens um carinho especial e fica difícil para nós leitores e leitoras saber qual o segundo nome dela, já que raramente uma Maria é somente Maria. Que sua inspiração seja sempre tão carinhosa e afetuosa como demonstras em teus textos. Não se afaste por tanto tempo daqui, ler-te é um prazer.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, bom dia!
    Você e as suas amigas nê? Com certeza é você que vai viajar, vai ficar ausente por bom tempo
    Adorei o texto, mas a poesia é maravilhosa!
    Lindas palavras, amei...
    Um grande abraço amigo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, Paulo! 🫶

    ResponderExcluir